DESAFIO
UM ESTRANHO NO TEXTO
Por Sandra Dantas Lima
Postado em 31/03/2020
Dez dicas do que fazer na quarentena
“Só falta o tempo a quem não sabe aproveitá-lo."
Gaspar Melchor de Jovellanos
No atual período de recolhimento que estamos vivendo, muitas pessoas estão se sentindo ociosas e buscam alternativas para usar o tempo livre de maneira mais produtiva e prazerosa. A seguir, veja dez sugestões de coisas para você fazer na quarentena:
1. Leia.
Leia livros que você tem em sua coleção particular e cuja leitura é sempre adiada, ou, se preferir, baixe livros eletrônicos grátis. Opções não faltam. Os sites destacados abaixo possibilitam o download de e-books:
BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN, DA USP
Aparecem verdadeiras raridades no site. Vale a pena conferir!
Aqui, você encontra clássicos da literatura que são de domínio público.
A Amazon permite o acesso gratuito a e-books através do aplicativo de leitura Kindle.
Já a Open Library (em português, "Biblioteca Aberta") possui mais de um milhão de títulos em seu acervo. É livro que não acaba mais.
2. Mostre a língua.
Não, não é um incentivo a que sejam feitas malcriações, não. Nesse período de quarentena, você pode aprender ou aprimorar um idioma. A hora é agora! Os cursos são oferecidos gratuitamente, em versões básicas, mas são pagos em versões premium. Depois de dominar mais de um idioma, você pode se espelhar em Rui Barbosa e perguntar, em tom triunfante: "Em que língua quereis que vos fale?".
3. Divirta-se com jogos físicos ou digitais.
Sozinho(a) ou acompanhado(a), você pode se entreter com jogos físicos ou digitais. Podem ser de tabuleiro, blocos, palavras, memória, dominó, quebra-cabeças, videogames, enfim, o céu é o limite.
4. Aventure-se na cozinha.
Não é todo mundo que tem habilidade para cozinhar, mas você pode tomar gosto pela coisa e virar mestre-cuca. Além de consultar receitas em tradicionais livros de culinária, acesse sites e canais especializados no assunto. Acompanhe algumas sugestões de canais do YouTube:
Um dos canais de culinária mais antigos do YouTube, o Ana Maria Brogui ensina, entre outras coisas, a fazer lanches iguais aos oferecidos por famosas redes de fast-food.
No Culinária em Casa, são apresentadas receitas rápidas e fáceis de fazer no dia a dia.
A proposta do Sal de Flor é ensinar receitas que parecem difíceis, mas não são. A maior parte dos vídeos é composta de sobremesas "de encher os olhos".
O aspecto impecável dos pratos veganos e vegetarianos do Receitas da Mussinha consegue persuadir o mais convicto dos carnívoros a mudar de opinião.
5. Assista a filmes e séries.
Os serviços de streaming conquistaram de vez o Brasil. Veja alguns deles:
Sem dúvida, de todos os serviços de streaming, o Amazon Prime é o que tem a campanha mais agressiva. Além de oferecer um mês de degustação de filmes e séries do Prime Video, textos do Prime Reading e músicas do Prime Music, o frete é grátis para os produtos vendidos no site e o preço da assinatura é bem menor que o cobrado pelos concorrentes.
A Netflix é uma das companhias pioneiras na disponibilização do formato de streaming para o público brasileiro e, embora tenha perdido assinantes, continua a ser uma das gigantes na área. Suas séries frequentemente figuram entre as mais premiadas.
Durante uma semana, a Globoplay libera o acesso a novelas, programas de TV, filmes e seriados. Passado esse período, a assinatura pode ser feita de modo mensal ou anual.
A degustação do Telecine dura um mês. Após os 30 dias gratuitos, cinéfilos de plantão poderão assinar seu conteúdo, composto por mais de 2.000 filmes de diversos gêneros.
A HBO Go oferece, durante uma semana, a experimentação de seu acervo, que engloba blockbusters e séries consagradas em todo o mundo.
6. Veja lives e ouça músicas e podcasts.
Além de acompanhar as lives de seus cantores preferidos, sejam eles nacionais ou internacionais, você pode usar plataformas que oferecem músicas, facilmente identificadas por gêneros ou artistas, e podcasts (programas em áudio) elaborados para levar informação, entretenimento, diversão, conhecimento a públicos cada vez mais segmentados. Veja alguns aplicativos:
7. Visite museus virtuais.
O site GOOGLE ARTS & CULTURE reúne coleções famosas de museus presentes em todo o mundo. Visite-os sem sair de casa, encante-se com a variedade de seu acervo e enriqueça-se culturalmente.
8. Mantenha contato com amigos, família e colegas de trabalho pelas redes sociais.
Redes sociais são uma bênção neste período de proximidade. Você pode falar com amigos, família e até trabalhar através de videoconferências. Veja alguns aplicativos que ajudam a matar a saudade dos amigos, a reforçar os laços familiares, e a trabalhar, com toda a prudência e distanciamento que o momento exige:
9. Exercite-se, se possível ao ar livre.
Ficar em casa é sinônimo de sedentarismo para boa parte das pessoas. Mas você pode mudar essa lógica, fazendo exercícios. Caso tenha um quintal, aproveite o ar livre e o sol. Além de ficar em forma, você receberá a vitamina D, essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.
10. Conecte-se com Deus.
A pandemia contribuiu para que muitos se voltassem a Deus. Se você é uma dessas pessoas, acompanhe devocionais que o conectarão ao Criador, fortalecerão sua fé em Jesus Cristo e lhe darão alento e esperança em todo o tempo, seja em meio à calmaria ou à tribulação.

Compromisso com a excelência textual