top of page
DESAFIO
REVISE TEXTOS
Por Sandra Dantas Lima
Postado em 03/07/2020
Novelas X Filmes/Séries: qual é melhor?

 “Adoro interpretar. É tão mais real que a vida.”

Oscar Wilde  

Fernanda Montenegro, a maior dama da televisão, do cinema e do teatro brasileiros trafega habilmente por novelas, seriados e filmes, sendo reconhecida pelo talento transbordado na telinha, no telão e também nos palcos.

Já Paulo Autran, considerado por boa parte dos críticos o maior ator brasileiro de todos os tempos, tinha verdadeira aversão às novelas. Preferia a liberdade do teatro do que a opressão da desgastada fórmula televisiva, embora tivesse feito história, ao lado de Fernanda, na memorável comédia novelesca Guerra dos Sexos (1983), de Silvio de Abreu.   

Seguindo a linha de raciocínio de Autran, Wagner Moura declarou a Rolling Stones, em março de 2013, que não pretendia mais fazer novelas. Na época, o ator alegou que o período de dedicação exigido pelo produto era muito grande e que atuaria unicamente em filmes e séries. Desde então, sua promessa tem sido rigorosamente cumprida: no currículo do ator, constam apenas duas novelas: A Lua me Disse (2005) e Paraíso Tropical (2007), em contraponto com diversos filmes e seriados de sucesso.

Em geral, os amantes da sétima arte e de séries endoçam o pensamento de Autran e Moura. Seus argumentos são bastante convincentes: enquanto novelas ultrapassam 100 (às vezes, até 200) capítulos e são repetitivas por excelência, seriados se caracterizam por terem entre 10 e 20 episódios por temporada; e filmes, ainda mais enxutos, contam com aproximadamente duas horas de duração. Em séries e filmes, não se veem muitos furos no roteiro. Em novelas, é mais provável que isso aconteça. Filmes e seriados passeiam com desenvoltura por vários gêneros, como ação, policial, romance, suspense, comédia, drama; o que dificilmente se observa em novelas. Personagens novelescas assumem frequentemente os mesmos papéis: há o mocinho, a mocinha, o vilão e uma enchurrada de coadjuvantes que pouco acrescentam ao enredo. Já em filmes e seriados, como o número de papéis são restritos, é comum encontrar personagens mais ricas e bem construídas. Noveleiros de plantão, no entanto, não estão nem aí para essas argumentações. Acham ótimo que o conteúdo se prolongue, pois, se a trama os empolgam, acompanham por mais tempo suas histórias preferidas.

E para você, qual é melhor? Novelas, filmes e seriados, todas as manifestações artísticas ou apenas alguma delas?

Compromisso com a excelência textual

Revisão de textos
bottom of page